Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CNO 2012

Governo vai fechar 129 Centros de Novas Oportunidades até Agosto

Segundo o jornal O Público,


O Governo vai manter até Agosto 301 dos 430 Centros de Novas Oportunidades existentes, garantindo aos formandos concluir os seus processos de certificação, indica um comunicado Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQ).


Segundo a ANQ, até Setembro serão anunciadas alterações mais profundas na estrutura e objectivos do programa Novas Oportunidades.
 

Moleiro, vendedor de molas?

Estava a eu a analisar a "Fada Oriana", da eterna Sophia, numa das minhas turmas do 5º ano, e durante essa análise, fiz uma questão respeitante a uma das personagens, o Moleiro, com os seus 11 filhos: 
- Sabem o que faz um moleiro?
- Molas, professor?











O DESCANSO DOS GUERREIROS

sábado, 28 de janeiro de 2012

DEDICATÓRIA AOS MEUS COMPANHEIROS DE LUTA!

Aos que nunca desistem... 

... persistem, persistem, 
resistem, resistem... 
e arregaçam as mangas;
caem e levantam-se
e caminham descalços,
por ali acima,
naqueles carreiros
 sinuosos,
de farpas e silvas...
e
persistem, persistem, 
resistem, resistem...

Aos que  nunca  desistem...
e enfim vencem,
não o outro...
mesquinho,
pequenino,
perdido
na sua própria
insensatez...

mas a 
si
mesmos...
em passadas de
gigante:
quebrando as farpas
queimando as silvas,

persistem, persistem, 

resistem, resistem!



Aos que nunca desistem!

LSF (Inédito)




Eis um poema fabuloso, Cântico Negro, de José Régio para

também ilustrar a vossa audaciosa , deliciosa... impertinência...





quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SEM PAPAS NA LÍNGUA

Infelizmente na política sobrevive-se à custa de inuendos e de luvas pseudo-brancas...

 Haja finalmente alguém a pôr os pontos nos i's, a ser politicamente incorrecto! Aleluia, irmãos!

Obrigado, Mr. Bloom!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Manifesto Vitorioso de um Indignado!

Para criar Memória Futura!


Quando em 2008, três professores de uma escolinha do ensino cooperativo e privado, da digníssima margem sul resolveram colocar um processo no tribunal de trabalho, por não terem subido de escalão, nunca pensariam que só em 2012 teriam a sua "indignação" resolvida, nomeadamente, em 17 de Janeiro de 2012, pelo Tribunal de Relação de Évora -  mas fez-se finalmente JUSTIÇA!

Eis o que se passsou:

i) Os referidos professores  deveriam subir de escalão, segundo as tabelas do CCT do EPC, do Nivel A7 e A6. O Sr. Presidente do Conselho Directivo da Escola, acumulando a Função de Sr. Presidente do Conselho de Administração (agora vereador de um partido de esquerda), recusa a subida de escalão dos três docentes - o interessante é que meses antes tinha subido de escalão funcionários admnistrativos  dessa mesma escola, tal facto veio influenciar de forma decisiva as sentenças dos tribunais de 1ª e 2ª instâncias, favoráveis aos queixosos.

Assim, houve nitidamente dois pesos e duas medidas. Agora pensando bem, nas várias reuniões de  negociação laboral entre professores e a Direcção da Escola, esta última muitas vezes insinuou de que: "os professores desssa escola saíam demasiado caros", à medida que iam subindo na sua carreira. Deste modo, foi uma maneira eficaz de congelar a carreira dos docentes efectivos, com mais tempo de serviço. Por sua vez, os colegas que se seguiram, o Sr. Director também não actualizou os seus vencimentos, com base na ideia de que "era precisa uma sentença". Ei-la!

ii) Depois desses digníssimos professores, tentarem sensibilizar o Presidente do Conselho de Administração, através de pareceres jurídicos, de forma a não lesar o bom nome da Instituição, estes revelaram-se infrutíferos, ricocheteando na arrogância do dito Sr..

iii) Assim, os três docentes, sentidos lesados na honra e no seu orçamento familiar, decidiram colocar a escola em tribunal - sendo mais tarde denominados pelo dito Sr. por: "uns professores propensos ao conflito".

iv) Uma das queixosas  (também ela ex-Delegada Sindical do SPGL)  em 2009 é colocada no Ensino Público e sai dessa escola, farta do conflito que continua a agudizar-se e das condições laborais que se deterioram; o mesmo acontece com outros colegas seus, incluindo ex-Dirigentes Sindicais, em Outubro de 2010 e de 2011.

Neste momento, e modéstia à parte, houve não só uma fuga de cérebros, como de profissionais competentes e experientes dessa escola - esta foi nitidamente esvaziada, ao longo destes quatro anos pelo dito Sr., contratando-se professores inexperientes, a recibos verdes  e baratos - outros oportunamente se seguirão. No fundo ele ganhou a sua pequena guerra - livrou-se de "uns professores propensos ao conflito", mas eles ganharam a LIBERDADE!.

"Era precisa uma sentença". Ei-la! Acaba-se aqui formal e pessoalmente  a minha demanda durante estes anos, não deixando de agradecer a  disponibilidade e apoio de muitos colegas, nomeadamene do núcleo duro, Taliban, com que ainda janto regularmente.



Pessoalmelmente, aprendi muito nessa escola: cresci enquanto professor, tive experiências em projectos educativos internacionais e fui Dirigente Sindical, defendendo postos de trabalho e a melhoria das condições laborais dos meus colegas, e o melhor... formei da melhor maneira  que sabia os meus saudosos alunos... agora...
...agora, pelo terceiro ano, segundo consecutivo, orgulhosamente professor contratado - acabou-se um ciclo, iniciou-se um novo, sempre em constante aprendizagem e dedicação, com outros perfis de alunos e sobretudo LIVRE!

Só me apetece gritar:
"NÃO PISCÁMOS OS OLHOS AO CONFORMISMO! VALE A PENA LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS!
EIS A ÉTICA E A PRÁXIS , QUE NOS LEVARAM À SABOROSA RECOMPENSA DAS HORAS DE ANGÚSTIA E DE INDIGNAÇÃO! EIS A NOSSA VITÓRIA! EIS O DEVER CUMPRIDO! UM GRANDE OBRIGADO!

(PS:uns falam, falam, mas não fazem nada!)



                                                                                     PUPPEN SPIEL


sábado, 21 de janeiro de 2012

Sem comentários ...



Assim sendo deixo dois pontos à consideração do sr. MEC:


1 - A partir de hoje, declaro sob compromisso de honra que, concordo em absoluto deixar de receber os subsídios de férias e de natal, a bem nação.


2 - Nos meses de junho e novembro desejo receber a título de abono suplementar duas mensalidades.


Vamos então TODOS "fazer mais com menos"? , não é?
    
  

A FRASE DA SEMANA VAI PARA...

"Devo receber 1300 por mês, não sei se ouviu bem 1300 euros”

Declaração do Presidente Cavaco Silva referindo-se à pensão da Caixa Geral de Aposentações. Ainda assim deverá receber outra pensão do Banco de Portugal. Na totalidade o valor a que o presidente terá direito seguramente será superior a 6.523 euros, valor que Cavaco Silva teria como vencimento com PR e que prescindiu, uma vez que não pode acumular pensões e vencimentos. 

“Tudo somado, o que irei receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas porque como sabe eu também não recebo vencimento como Presidente da República".

Cavaco Silva, Presidente da República



PS - Esta afirmação superou outra frase que tinha até então a escolha dos responsáveis pelo blog:

"Não é verdade que abandonei o navio. O que aconteceu foi que caí acidentalmente num bote salva-vidas e não consegui voltar ao navio"

Francesco Schettino, Comandante do "Costa Concordia"



BALANÇO DA 3ª SEMANA DE 2012


Ministro da Educação foi ao parlamento explicar a nova reforma curricular, mas continua sem se perceber como será feita em pormenor a nova reforma, nomeadamente nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Artes, Físico-química, Ciências Naturais e TIC.
  
Trabalhadores a recibos-verdes que aufiram pelo menos 80% do seu rendimento anual através de uma única instituição e com mais de 12 meses de descontos vão ter direito a subsídio de desemprego.
Terminou o prazo para as inscrições no 4º curso de profissionalização.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hoje deu-me para isto! Parte II - Banco de Horas? Não muito obrigado!


Pense o comum dos mortais que o Banco de Horas se aplica apenas à indústria... Este Banco de Horas pode muito bem ser aplicado no ensino. Aliás, não é novidade no sistema educativo, nomeadamente a nível do ensino privado e cooperativo....

Fig. 1. O Patronato e o seu banco de horas
Na minha antiga escolinha privada, no âmbito do ensino profissional, queria instaurar-se à força esse banco de horas não remunerados, para quê? Para não só a entidade salvaguardar o não pagamento de horas complementares, a cima das 22 horas lectivas semanais, e extraordinárias, a cima das 25 horas - cheguei a ter 28 horas semanais... Obviamente que toda e qualquer pedagogia e preparação de aulas não interessavam para nada... Por sua vez, camuflar-se-iam as horas de substituição (em que cada docente leccionava efectivamente a sua própria aula, quando um colega faltava). Além disso, tudo era justificado  por uma ridícula média anual de aulas leccionadas por cada docente...

Sinceramente não me apetece mais escalpelizar o tema, pois já o fiz anteriromente (em várias frentes de combate) e o passado já lá vai... Faz-me lembrar uma série dos anos 80, Reviver o passado em Brideshead:



Porém nunca nos devemos ESQUECER! Há quem o faça, mas eu não, talvez por mau feitio ou por ter sofrido mais na "pele" o regime estalinista instaurado por um Sr. Director, ex-sindicalista fabril (por incrível que pareça!).
Agora, felizmente os tempos são outros... mas não vá o diabo tecê-las, é preciso ter muito cuidadinho com as implicações de uma tal medida no ensino público: acabar-se-iam as contratações de professores e os que pertencem ao mapa de pessoal do MEC seriam espremidos até à ultima gota de sumo laranja...

Infelizmente, cheira-me a um déjà vu que me dá calafrios! Bate na Madeira!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Queda das competências vs Renascimento da importância dos conteúdos programáticos?

Na minha escolinha surgiu de repente o pânico do vazio curricular: caíram as competências (por outras palavras, o velhinho saber-fazer) e renasceu a importância de um ensino centrado nos conteúdos...

Segundo o Ministro cai o currículo, mas não caem os programas, por isso, se está perdido, siga o programa e os respectivos conteúdos - fallow the schoolbook, ou seja siga o Manual escolar. O próprio Sr. Ministro diz que temos toda a liberdade, depois para o próximo ano lectivo logo se vê...*

Interessa é derrubar o que veio antes - Rei morto, Rei posto - através de um despacho, despachadinho! Nós os professores, principalmente, deveríamos estar já habituados a estas bombas atómicas no ensino... Nós adaptamo-nos a tudo... principalmente a reformas dos curricula em cima do joelho...

Pesa embora tudo isto supra mencionado, concordo pessoalmente com o Sr. Ministro: as competências eram demasiado vagas e fragmentadoras em relação ao perfil de estudante/professor que utopicamente desejaríamos, principalmente a nível das suas bases cientificas e do que ensinar (que conteúdos?) na prática pedagógica de cada um dos envolvidos, para alcançar uma competência-chave! Discordo, sim, é com o timing e a falta de tempo para reflexão...

Colocam-se assim também  as seguintes questões:

i) entrou em falência um tipo de ensino que se centrava principalmente na pedagogia  e que durou mais de 30 anos em Portugal?

ii) Será que a pedagogia e os conteúdos poderão co-existir? Com que dinâmica?

iii) O que fazer agora aos manuais escolares seleccionados para seis anos de vigência?

Ficam aqui estas questões para a sua reflexão, divagação... mas, por favor, NÃO ENTRE PÂNICO! Adapte-se ou senão será despedido por inadaptação!



* (veja, por favor na audição parlamentar  fornecida também pelo nosso blogue, a passagem localizada a partir das 2h01m - seguidamente o sr. Ministro também fala das TIC e quem tiver paciência que veja tudo!)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

HOJE É SEXTA: BALANÇO DA 2ª SEMANA 2012



214 Técnicos de RVCC sem renovação de contrato e 800 Formadores a recibos-verdes afastados dos CNO.

Cursos EFA apenas iniciam com pelo menos 25 alunos (ou 15 em caso de dupla certificação)

Turmas com menos de 12 formandos (cursos EFA) são encerradas

O Ministro Nuno Crato informou que há estudos que demonstram que até 30 alunos por turma pode "beneficiar" a aprendizagem.

Todas os “contratos” de formação que ultrapassem o montante anual de 5.000 euros (sem IVA) e que ultrapassem as 132 horas devem ser apenas aprovados após parecer prévio do Ministério das Finanças. Ainda assim deve-se fazer comprovação de que não se trata de trabalho subordinado, que não se aplica a colocação de um novo funcionário público e que não há ninguém disponível para realizar a tarefa na bolsa de mobilidade.

 

Nova versão dos Lusíadas!!

I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo aquilo que lhes dá na gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se de quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!
II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas...
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!
III
Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa
    deram;
Calem-se aqueles que por engano...
Votaram no refugo que
    elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.
IV
E vós, ninfas do Coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!
Um poema da
"mente", só/mente!
Há um Ministro que mente...
Mente de corpo e alma,
completa/mente.
E mente de modo tão
pungente
Que a gente acha que ele mente, sincera/mente.
Mas mente,
sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão ...

de: algures pela NET....

A Iliteracia em Portugal - TED Explica, através de uma Portuguesa

A Iliteracia em Portugal, uma explicação bastante clara de Sandra Martins.

Uma palestra assustadora sobre a ignorância da maior parte da nossa população; a complexidade dos nossos documentos burocráticos (propositadamente elaborados para essa função - confundir) e a falta de acesso à informação da maioria dos portugueses...

Assim, já se explica  como os nossos políticos sobem facilmente ao poder, vendendo poções mágicas para a queda do cabelo ou para uns intestinos lentos..

.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Lagosta à moda da Troika! Bom proveito!


Onde param as campanhas de viação?

Sendo este um blogue educativo, eis um alerta para uma condução defensiva, a todos os níveis...

Infelizmente tive vários amigos e familiares que morreram em desastres de viação...

Era bom que as campanhas cá em Portugal (que me lembro nos últimos anos desapareceram completamente dos média) sortissem efeito, como na Austrália . Dêem, por favor, uma espreitadela...


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pingo Doce, vá pr'a lá! (Holanda)


Portugal não poupa no hotel

Segundo o site www.sapo.pt

A equipa portuguesa é a que mais vai pagar de hotel no próximo Europeu, a disputar na Ucrânia e na Polónia, com uma diária de mais de 33 mil euros, segundo as contas feitas pelo jornal desportivo espanhol AS.

Seleção e custo de hotel (por dia):

1. Portugal       Opalenica    33.174 euros
2. Rusia             Varsovia       30.400 euros
3. Polonia           Varsovia       24.000 euros
4. Irlanda           Sopot           23.000 euros
5. Alemania        Gdansk         22.500 euros
6. Chequia          Wroclaw       22.200 euros
7. Inglaterra       Cracovia       19.000 euros
8. Holanda          Cracovia       16.200 euros
9. Italia              Wieliczka      10.500 euros
10. Croacia         Warka            8.300 euros
11. Dinamarca     Kolobrzeg      7.700 euros
12. España           Gniewino      4.700 euros




Afinal onde está a crise????
 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ESTOU FARTO DOS COMENTADORES!

Estou farto dos comentadores televisivos e mesmo radiofónicos, sempre armados em espertinhos, sempre a peneirarem o diabo da crise, pensando que na UE alguém os ouve, muito menos a dupla Mercozy...

Todos os seus comentários são apenas de consumo interno, mas ninguém coloca na mesa propostas concretas para superá-la...

Acho que a crise está a criar mas é um negócio mediático de comentadores que comentam a crise, que ganham muito dinheiro com isso, para além de uma fama mediática inerente à função, e que por sua vez comentam outros comentadores que já comentaram outros iguais: outros pares, outros especialistas, outros assim que tais comentadores: bloguistas, futebolistas, partidaristas... vaticinando, auto-promovendo-se, lendo os astros e a cartas de tarot... caindo na ESPIRAL DA REDUNDÂNCIA COMENTADA!

ASSEZ! BASTA! ENOUGH IS ENOUGH!

PS - Ter-me-ei também me auto-promovido? O mal é que não ganhei dinheiro com isso... hélas...