Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

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quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Afunilados, Engarrafados ou simplesmente Lixados!


Ao ler o blogue do professor Paulo Guinote sobre o Projecto de Despacho, que pretende estabelecer toda a organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente (clicar no título), colocam-se as seguintes X questões, do meu ponto de vista, pertinentes:

i) O que faz variar (com que critérios?) a componente individual de cada professor: a) está mais próximo do CD do que os outros? b) É gordo c) É louro?

ii) Quem fiscaliza se há imparcialidade na distribuição lectiva - a inspecção ou as simpatias políticas vigentes no momento?

iii) Interessa mesmo preparar aulas? Dão-se as mesmas por atacado, cumpre-se o programa, seguindo o manual escolar, assinam-se sumários e principalmente passam-se alunos, dando-lhes cada vez mais Novas Oportunidades?

iv) As reuniões realizam-se dentro do horário lectivo de 35 horas semanais - são pagas horas extraordinárias, atribuem-se dias de férias?

v) Sabe-se que a nova revisão do governo, em relação à flexibilidade do horário de trabalho, previstos no Código de Trabalho, vai ser reforçada e aprofundada. Assim, far-se-ão esses mesmo ajustes na educação? Nomeadamente, na criação de banco de horas, regime de adaptabilidade em toda a distribuição lectiva e não-lectiva (componente de estabelecimento e individual) de cada docente? Daqui a pouco tempo trabalha-se de graça!!!

vi) Ou far-se-ão, para além disso, contratos individuais de trabalho para cada docente, negociando-se essa mesma flexibilidade? Digo isto, porque é o que está já está a acontecer no ensino Cooperativo e Privado - tendo consequências nefastas no funcionamento de uma escola (reuniões, visitas de estudo, atendimento aos encarreagados de Educação) e na divisão da classe docente (dividir para reinar).

vii) Sendo que agora na Função Pública o horário nocturno só será considerado a partir das 22horas, que influência terá tal aspecto na vida pessoal e familiar de cada docente: reuniões até às 22h?

viii) Quando é que os políticos compreendem que a Escola não é uma empresa? É um ser vivo em (re)construção, sem fins lucrativos! Começa-se a picar o Ponto? Corrigem-se os testes na Escola?

ix) Que novos contornos assumirá a Avaliação Docente?

x) E no meio disto tudo onde ficam os conceitos: do ensino e de práticas colaborativas entre docentes& docentes, discentes & docentes ( e vice-versa), discentes & discentes; do ensino reflexivo, do famoso ensino inclusivo, da pedagogia diferenciada? Não passam de clichés - tudo isto requer horas de preparação!!!

Meus amigos estamos a ser afunilados!!!!

1 comentário:

OlhóTaxo disse...

Lixados, mesmo!