Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



domingo, 17 de abril de 2011

Mais uma Emboscada no Desfiladeiro do ME!

Fig 1. Os Xerifes do Ensino: Sôtor Salcedo e Sôtor Tavares


Glosando o texto da minha colega (ver o Post: O QUE ME CHATEIA..., de 16/04/2011), parece-me que se está a preparar uma nova emboscada aos professores (atenção que não sou um John Wayne do ensino, nem tenho qualidades sibilinas) .

Esse Sôtor Salcedo, personagem queirosina ou mais um Xerife do Ensino, personifica bem esse mau estar instalado dentro da nossa sociedade e alimentado pela comunicação social e um conjunto de comentadores, encabeçado pelo Sr. Miguel Sousa Tavares, contra a profissão de docente, para apenas se justificar o corte dos funcionários públicos, nomeadamente no ensino, através despedimento encapuçado dos docentes, a começar pelos professores contratados (os índios do ensino), EVT e quiçá de Educação Física, etc. e tal….

Agora, que vão haver cortes na função pública e com a desculpa da entrada do FMI e do resto da troika (a cavalaria que provavelmente vai dizimar os índios contratados), nada mais natural do que arranjar o bode expiatório ideal e vulnerável que é a profissão docente.

Em 2009 éramos 177.997 docentes, mais de 1/5 dos funcionários públicos e correspondendo, consequentemente, a mais 1/5 das despesas em vencimentos na Função Pública. Daí a necessidade desta nova emboscada, no desfiladeiro do ME. Esta já começara, mesmo antes da queda do governo com o Despacho n.º 5328/2011, sobre os princípios gerais da escola e dos horários de trabalho e parece mesmo que chegou para ficar, pois pelo que parece só a avaliação do desempenho foi suspensa…



O que fazer? Já nem sei… Manifestar na rua? Contra que ministra e que governo? Sair do desfiladeiro e arranjar outra profissão? Sem governo, as medidas da troika vão-se aplicar que nem ginjas! Pois, não há responsáveis – os culpados são os estrangeiros! A culpa é da Merkel? Perfeito, não? E o Sócrates e os seus apóstolos continuam a passear-se e em força!!! Como é que é possível que ainda tenham 33,1% nas sondagens? Ou os Índios são masoquistas ou os “romanos estão loucos”, parafraseando o Astérix… Se não quiserem votar PSD, votem CDU, BE, PP ou mesmo PPM, mas não no Sócrates, por amor de Deus!

Precisa-se, então, de uma poção mágica, de uma Perestroika Sócio-Educacional, (à letra: reestruturação); até lá, fico a lutar apenas com o meu arco e flechas dos meus Postscontras os revólveres do Xerife Salcedo e LDA., marchar, marchar!

Sem comentários: