Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SÃO AS REFORMAS. POIS CLARO!

Segundo a página do SAPO, "O Ministério da Educação e Ciência (MEC) está a considerar extinguir a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no 9º ano, como parte da reforma curricular do ensino básico e secundário, que prevê igualmente a divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo.

A medida é justificada, segundo Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, em entrevista ao jornal
Público, pelo facto de a maioria dos jovens já dominar os computadores perfeitamente no 9.º ano, sendo questionável a necessidade de ter uma disciplina de TIC".
Este argumento é mesmo fantástico. Então e porque não acabar com Língua Portuguesa... então os alunos já não sabem escrever e ler a língua materna. Este argumento é idêntico a outros utilizados no passado: Deixar os centro de saúdes ao abandono e depois vir afirmar que este tem de fechar porque não reúnem as melhores condições.

Os alunos já sabem... pois claro! Com este tipo de programa completamente redutor em relação ás competências dos alunos deste século. E porque não mudar o programa de forma a dotar estes alunos para as novas necessidades do mercado? Então e o que se vai fazer em relação a todo o equipamento existente nas escolas. Diz ainda hoje o MEC que os computadores mais antigos devem ter instalado o Linux. Fantástico! Brilhante! E quem vai fazer a manutenção desses equipamentos, da rede, do wireless, dos servidores? Não será que o MEC está a prever passar estas competências para empresas privadas, gastando assim mais uns bons milhões de euros? A ver vamos!

No âmbito da reforma curricular, o ministro defende que é preciso "concentrar nas disciplinas essenciais", "eliminar a dispersão na oferta curricular", "apenas contratar os professores que sejam estritamente necessários".
Lamentável esta atitude de quem afirmava que era extremamente competente e que iria reformar a educação para melhor. Lamentável Sr. Nuno Crato, assessor do ministro das finanças. Até ao momento apenas tem executado medidas de redução orçamental. Então e a tão aclamada qualidade?

Lá dizia o Sr., "sem avaliação possivelmente somos todos excelentes"... pois é, mas com a avaliação rigorosa do Sr. Ministro, com avaliação ninguém é excelente. Parabéns!

Sem comentários: