Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TIQUES OU TIC?


Ainda sobre a brilhante ideia de reformular mais uma vez o sistema de ensino gostaria de deixar algumas questões ao Sr. ministro da educação e ciência:

Sr. ministro:

· Sabe a diferença entre memória RAM e ROM?

· Qual das memórias acima é volátil?

· Sabe o que são dispositivos de entrada e/ou saída?

· Sabe copiar/mover 20 ficheiros intercalados num conjunto de 200 sem o fazer um a um?

· Sabe desfragmentar, criar pontos de restauro, criação automatizada de backups?

· Sabe o que é BCC?

· Consegue particionar o seu disco rígido em diversas partes? Ou fazer a ação contrária?

· Consegue instalar um sistema Windows e outro Linux na mesma máquina?

· Sabe o que é o conceito de BOOT? Consegue fazer a sua configuração?

· Sabe pesquisar na internet de forma fácil e eficaz através de wildcards?

· Conhece/entende todos os componentes de um sistema informático para que numa eventual compra saiba o que está a comprar e consiga distinguir o melhor sistema?

· Sabe criar quebras de página e quebras de secção num documento de texto?

· Consegue colocar num mesmo documento numeração romana, decimal e um conjunto de páginas sem numeração?

· Sabe criar índices automáticos, notas de rodapés e legendas nas tabelas e imagens?

· Sabe criar formulário em documentos de texto com a existência de proteções?

· Sabe o que é a impressão em serie? Sabe como se cria?

· Sabe criar apresentações gráficas utilizando modelos?

· Consegue criar jogos interativos através de apresentações gráficas?

O Sr. ministro está disposto a realizar qualquer um dos testes de avaliação que irei apresentar em qualquer uma das minhas turmas?

Penso que não deverá ter qualquer dificuldade em competir com jovens de 15 anos. Penso que com o seu curriculum não deverá ter qualquer dificuldade em mostrar que entende todos os conceitos dados na disciplina de TIC. Será?

Será que jovens que nunca tiveram informática no seu percurso educativo conhecem todos estes conceitos? Será que dominam o processador de texto ou que apenas sabem digitar texto? Será que a ideia estúpida que TIC é apenas escrever texto e ir ao facebook está correta?

Será que todos os jovens possuem computador em casa e ligação à internet? Será? Então e a tão aclamada equidade, termo tão utilizado pela classe politica portuguesa ultimamente?

Pois é, este MEC baseou-se num estudo do INE que para estes casos apresenta sempre os dados que “dão jeito” e que afirma: "Para os indivíduos dos 10 aos 15 anos de idade, a utilização de computador e Internet encontra-se largamente difundida: 96% utilizam computador e 91% acedem à Internet”. Será que o estudo que o MEC pediu não consegue perceber a diferença entre utilização e domínio das matérias. Será que em pleno século XXI que o estado português pretenda que os jovens saibam apenas utilizar o PC? Será que 96% dos jovens possuem computadores? Será mesmo?

Sr. ministro eu nunca ensinei o meu filho a utilizar o PC, mas ele desde os 6/7 anos que o faz. Então e porque não valorizar estas novas competências dos alunos e desenvolve-las ainda mais? Porque travar as fantásticas capacidades desta nova geração? Será que é pela mesma ideia de ter um sistema de RVCC em que se dá certificados a “torto e a direito” sem qualquer qualificação e qualidade dos processos?

Para mim cada vez mais é uma certeza que se pretende empobrecer e estupidificar este povo de forma que não saibam pensar, para que não saibam distinguir o que é certo do que está errado, para que não consigam perceber os inegrumes que habitam no sistema político português, sejam eles profissionais,  semiprofissionais ou amadores da política.

Para terminar, será que o Sr. ministro se lembra de ter considerado o Programa Internacional para a Avaliação de Alunos (PISA) o "único instrumento viável para avaliação do nosso sistema".

Pois bem, este mesmo programa apresenta como diretriz no seu último relatório que as novas tecnologias oferecem uma grande oportunidade para os alunos na aprendizagem em sala de aula e que melhoram as necessidades de aprendizagem individuais.

Mas como diz a outra, isso agora não interessa nada!

Sem comentários: