Ainda sobre a brilhante ideia de
reformular mais uma vez o sistema de ensino gostaria de deixar algumas questões
ao Sr. ministro da educação e ciência:
Sr. ministro:
· Sabe a diferença entre memória RAM e ROM?
· Qual das memórias acima é volátil?
· Sabe o que são dispositivos de entrada e/ou
saída?
· Sabe copiar/mover 20 ficheiros intercalados num
conjunto de 200 sem o fazer um a um?
· Sabe desfragmentar, criar pontos de restauro,
criação automatizada de backups?
· Sabe o que é BCC?
· Consegue particionar o seu disco rígido em
diversas partes? Ou fazer a ação contrária?
· Consegue instalar um sistema Windows e outro
Linux na mesma máquina?
· Sabe o que é o conceito de BOOT? Consegue fazer
a sua configuração?
· Sabe pesquisar na internet de forma fácil e
eficaz através de wildcards?
· Conhece/entende todos os componentes de um
sistema informático para que numa eventual compra saiba o que está a comprar e
consiga distinguir o melhor sistema?
· Sabe criar quebras de página e quebras de secção
num documento de texto?
· Consegue colocar num mesmo documento numeração
romana, decimal e um conjunto de páginas sem numeração?
· Sabe criar índices automáticos, notas de rodapés
e legendas nas tabelas e imagens?
· Sabe criar formulário em documentos de texto com
a existência de proteções?
· Sabe o que é a impressão em serie? Sabe como se
cria?
· Sabe criar apresentações gráficas utilizando
modelos?
· Consegue criar jogos interativos através de
apresentações gráficas?
O Sr. ministro está disposto a
realizar qualquer um dos testes de avaliação que irei apresentar em qualquer
uma das minhas turmas?
Penso que não deverá ter qualquer
dificuldade em competir com jovens de 15 anos. Penso que com o seu curriculum não deverá ter qualquer
dificuldade em mostrar que entende todos os conceitos dados na disciplina de TIC.
Será?
Será que jovens que nunca tiveram
informática no seu percurso educativo conhecem todos estes conceitos? Será que
dominam o processador de texto ou que apenas sabem digitar texto? Será que a
ideia estúpida que TIC é apenas escrever texto e ir ao facebook está correta?
Será que todos os jovens possuem
computador em casa e ligação à internet? Será? Então e a tão aclamada equidade,
termo tão utilizado pela classe politica portuguesa ultimamente?
Pois é, este MEC baseou-se num estudo
do INE que para estes casos apresenta sempre os dados que “dão jeito” e que
afirma: "Para os indivíduos dos 10 aos 15 anos
de idade, a utilização de computador e Internet encontra-se largamente
difundida: 96% utilizam computador e 91% acedem à Internet”. Será que o estudo
que o MEC pediu não consegue perceber a diferença entre utilização e domínio
das matérias. Será que em pleno século XXI que o estado português pretenda que
os jovens saibam apenas utilizar o PC? Será que 96% dos jovens possuem
computadores? Será mesmo?
Sr. ministro eu nunca
ensinei o meu filho a utilizar o PC, mas ele desde os 6/7 anos que o faz. Então
e porque não valorizar estas novas competências dos alunos e desenvolve-las
ainda mais? Porque travar as fantásticas capacidades desta nova geração? Será
que é pela mesma ideia de ter um sistema de RVCC em que se dá certificados a “torto
e a direito” sem qualquer qualificação e qualidade dos processos?
Para mim cada vez mais é
uma certeza que se pretende empobrecer e estupidificar este povo de forma que
não saibam pensar, para que não saibam distinguir o que é certo do que está
errado, para que não consigam perceber os inegrumes que habitam no sistema político
português, sejam eles profissionais, semiprofissionais
ou amadores da política.
Para
terminar, será que o Sr. ministro se lembra de ter considerado o Programa
Internacional para a Avaliação de Alunos (PISA) o "único instrumento
viável para avaliação do nosso sistema".
Pois
bem, este mesmo programa apresenta como diretriz no seu último relatório que as
novas tecnologias oferecem uma grande oportunidade para os alunos na
aprendizagem em sala de aula e que melhoram as necessidades de aprendizagem
individuais.
Mas como diz a outra, isso agora não interessa nada!
Mas como diz a outra, isso agora não interessa nada!
Sem comentários:
Enviar um comentário