Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Critérios Dúbios do ME nas Reconduções em Ofertas de Escola (TEIP) e na Bolsa de Professores


Fig1 - Escola TEIP ou Bolsa? TEIP concerteza!


Os professores são mesmos uns coitaditos, para além de migrarem todos os anos, deixando para trás as suas famílias, as suas férias são interrompidas constantemente - ora para manifestarem as suas preferências no Concurso Nacional de Professores ou para se candidatarem às Ofertas de Escola (TEIP), na últimas semanas de Agosto - que não passaram de reconduções.

É interessante falar do "desvio"  - só para citar o nossso Ministro das Finanças - de oportunidades nas reconduções, havendo dois regimes diferentes dentro do ME:

i) Na Bolsa de Professores- há uma lista graduada (valorizando-se, sobretudo, a experiência profissional, através do tempo de serviço). Nas Ofertas de Escola (TEIP), um professor recém licenciado pode ultrapassá-lo, basta cair nas graças do CD dessa escola.

ii) No Concurso Nacional de Professores, se um professor for colocado em meados de Outubro, com horário completo, mesmo que no ano lectivo seguinte a sua escola tenha um horário completo para si, esse mesmo horário tem que ir para a Bolsa de Professores (se for incompleto, não há qualquer hipótese), mesmo que o CD dessa escola queira reconduzir esse docente pelo seu bom trabalho, porque o docente tem que ser colocado até 30 de Agosto do ano lectivo transacto. Porém, para as Ofertas de Escola (TEIP), um docente pode ser colocado em Novembro, com um horário incompleto, e se no ano lectivo seguinte houver, porventura, um horário completo ou não, pode ser sempre reconduzido, além do mais com a preferência por ter dado aulas nessa mesma escola....

iii) É por isso que muitos professores, quando são colocados numa escola proveniente da bolsa de professores (mesmo aqueles colocados a 30 de Agosto) e durante o período experimental de um mês são colocados numa escola TEIP, estes abandonam a primeira, porque a segunda é muito mais segura, pois ninguém lhe garante que no ano lectivo seguinte a primeira escola tenha um horário completo para si. Na TEIP, o horário incompleto pode ser sempre reconduzido.

Isto é que é a autonomia de escola que vai ser alargada ao resto do ensino? Estamos tramados! O interessante é verificar que temos todos um mesmo patrão!

Sem comentários: