Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Acabar com os mamões sociais

Apesar do título deste post ser um bocado duro, é pena que a medida que vos vou desvendar, não seja igualmente tão dura.

No meu agrupamento (onde adoro exercer a minha profissão- não estou a ser irónica!), existem mais de 15 turmas de cursos de adultos (malta que vai às aulas para continuar a receber o RSI), em regime diurno, e a funcionarem dentro dos bairros sociais aos quais as criaturas pertencem, para que as mesmas não tenham que se deslocar.
Os professores... esses, têm que percorrer a cidade para leccionarem as suas aulinhas nos ditos bairros, sem terem direito a qualquer subsídio de deslocação.

Esta semana, houve uma turma que se revoltou, pelo simples facto de a matrícula para o próximo ano lectivo (que é feita pelos professoes no interior das instituições dos ditos bairros), exigir pela primeirissima vez, o pagamento do seguro escolar (3,85 euros), não no acto da matrícula, mas na secretaria da sede do agrupamento.

Ora, eu até os compreendo... pessoas que durante anos a fio, nunca pagaram renda de casa, recebem avios gratuitos das assistentes sociais, nunca pagaram impostos, nunca trabalharam ... porque não têm o 9º ano, e que ainda lhes pagam o Rendimento Social de Inserção para literalmente andarem na escola. Agora terem de começar a pagar um seguro escolar e terem que se deslocar para o efeito... é realmente demais para os mamões sociais!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Apesar de não estar optimista em relação a este governo ... fico mais descansada que se lembrem das novas oportunidades para começarem a pouco e pouco a fazerem um desmame dos "pequenos luxos", não acessíveis a qualquer cidadão.

Fiquem atentos... pois tenho para mim, que os mamões estão em vias de extinção !

Sem comentários: