Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 29 de junho de 2011

A VERDADE/HONESTIDADE POLÍTICA É ISTO?

ULTIMA HORA (30/6 ÁS 15:27) - Afinal já marcaram mais um golo

Depois de festejar a derrota, não do PS, mas de Sócrates estava mesmo confiante que a alternância conseguisse moralizar a política portuguesa. Estava mesmo confiante que, mais do que um governo de direita, o que seria apresentado era um governo honesto, verdadeiro, algo que foi repetidamente afirmado em campanha eleitoral.

Apenas para abordar as questões de educação, as coisas não estão a iniciar nada bem. Se isto fosse um jogo futebol, diria mesmo que ao intervalo o resultado estava em:

Verdade/ Honestidade   0 – 4   Governo PSD/CDS

1º Golo - A avaliação contínua.

Um monumental frango. Então, mas não foi este governo (PSD e CDS em conjunto) que no dia 25 de Março votou a favor da SUSPENSÃO da avaliação. O documento entregue suspendia a avaliação, revogava o modelo de avaliação dos professores e propunha que se devia iniciar negociações para que um novo processo de avaliação entrasse em vigor já neste próximo ano lectivo. Em pleno calor da campanha eleitoral Pedro Passos Coelho afirmou que vai “acabar com este sistema de avaliação para acabar com a burocracia nas escolas. É muito aborrecida esta ideia de que quer a partir do Ministério da Educação quer das Direcções Regionais todos os dias se despeje papelada em cima das escolas".
 2º Golo - Manter os mega-agrupamento.

Será que foi auto-golo? Em Maio deste ano, Pedro Passos Coelho afirmou que “é preciso pôr fim a esta ideia dos mega-agrupamentos que juntam sete ou oito mil alunos que são uma coisa absurda". No programa eleitoral do CDS está bem claro que “É preciso que os agrupamentos, pela febre de os constituir em mega-agrupamentos, não se convertam em fontes de mega-problemas, alheios à necessidade de qualificação dos alunos.”

3º Golo - Criação da prova de acesso à carreira de professor.

Este deve ter sido um daqueles golos marcados em fora de jogo. Não me lembro de ver em qualquer programa eleitoral do PSD ou do CDS esta medida, ou será que estou enganado? Já lá vão uns bons anos mas parece-me que em tempos passados, o PSD criticou a implementação desta medida pelo PS admitindo apenas a introdução de uma prova de conhecimentos a todos os professores que acediam ao 7º escalão. Outros tempos, outras obrigações!
ULTIMA HORA: 4º Golo - Corte de 50% no 13º Mês.

Em 1 de Abril (será que era brincadeira do dia da mentira), Pedro Passos Coelho em resposta a dois estudantes, numa visita à Escola Secundária de Forte da Casa, afirmou "É um disparate dizer que o PSD vai acabar com o subsídio de férias". Pois claro!!! É que para o subsidio de férias já estavamos muito em cima, mas não perderam tempo para o subsídio de Natal. Qual é a desculpa agora... ah já sei:

"As contas estão muito piores do que pensávamos"
(frase retirada do livro "Politica feita por idiotas")


Verdade política não é meus amigos?

Se fosse arbitro, e mesmo sendo o 1º jogo da época este governo já tinha acumulado vários cartões amarelos.

.

Sem comentários: