Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 18 de maio de 2011

GANDAS OPORTUNIDADES

1 comentário:

Anónimo disse...

De tudo o que já ouvi e vi nesta campanha eleitoral, esta parece ser uma das medidas mais honestas e realistas.

Só quem mesmo está por dentro do que é o RVCC sabe o que esta grande “campanha de marketing” representa. Quando este governo insiste que 500 mil portugueses foram qualificados, está a mentir.

Esta medida apenas pretende CERTIFICAR.

Esta medida é responsável por uma mudança bastante grave na nossa sociedade. Muitos portugueses já não aceitam qualquer trabalho, porque afinal já têm o 12º ano.

Admite-se que uma pessoa com a 4ª classe, consiga “tirar” o 12º ano em pouco mais de 2 anos? Estamos a falar de 8 anos de escolaridade.

Ainda esta semana vi um grupo de alunos de uma turma de RVCC a queixarem-se que tinham muito trabalho porque o formador lhes pediu para melhorarem o seu portefólio. Adorei ver e ouvir particularmente uma expressão de um formando: “olha, eu nã faço má nada. O que é que eles querem? Está aqui uma pessoa a perder tempo.”

Não é verdade que jovens abandonam os seus cursos, para irem trabalhar e depois de possuírem um ano de descontos vão para o RVCC fazer em alguns meses o que os seus ex-colegas de turma vão fazer em 3 anos. Mas a isto chama-se qualificar?

Se estes formados são a excepção? Infelizmente não.

Os portugueses sabem que muitos centros de RVCC já não fazem o 9º ano por falta de formandos? E que alguns centros já estão a solicitar aos profissionais/formadores de RVCC para entrarem, por exemplo, em contacto com os CAT – Centro de Apoio aos Toxicodependentes para ver se conseguem abrir mais turmas. É que mais turmas significam que esses centros conseguem atingir as metas impostas pelo governo, ou seja, que recebem os fundos necessários ao seu funcionamento.

Porque o objectivo das centenas de centros de RVCC, na sua grande maioria privados não é criar riqueza cultural no nosso país, mas auto-financiarem-se.

Concordo inteiramente com a expressão: “CREDENCIAÇÃO À IGNORÂNCIA”

Mas, será que esta medida vai ter efeitos práticos para esta campanha eleitoral? Parece-me que não e acredito mesmo que pode ter o objectivo contrário ao desejado.

Apesar de não concordar, acredito que só se pode combater este governo utilizando as mesmas ferramentas, ou seja, a demagogia.
Depois, depois logo têm tempo para apresentar e aplicar estas medidas.