Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 18 de maio de 2011

AVALIAÇÕES E AVALIAÇÕES

Quando começou a febre da avaliação dos professores, houve quem argumentasse que os professores sempre tinham sido avaliados. O governo Sócrates insurgiu-se então porque, na sua óptica, uma avaliação tinha de quantificar objectivos, metas definidas, muitas grelhas, relatórios de autoavaliação, portfólios com evidências, colegas a avaliar colegas, encarregados de educação a avaliar professores, professores avaliados pelos resultados dos alunos. Coisa muita rigorosa e muito séria, diziam eles.

Ontem, e relativamente ao programa Novas Oportunidades, lebre muito bem levantada pelo Passos Coelho que afirma que irá pedir uma auditoria externa ao programa, José Sócrates argumentou que o programa já é avaliado. Avaliação essa que se centra exclusivamente na percepção das pessoas que o frequentam.

É assim. O conceito de avaliação é uma coisa muito relativa. O rigor de Sócrates sempre em grande.

jhjh

Sem comentários: