Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 6 de abril de 2011

A ERA DA IMPUNIDADE

Em Setúbal, na escola de ranking lá da cidade, conhecida pelo nível socio-económico elevado dos estudantes que a frequentam, um aluno agride o professor deixando-o inconsciente com um traumatismo craniano.

A notícia é avançada pelo jornal da cidade:

Aluno agride professor

Descompensados há em todo o lado e nenhum de nós, professores, está de facto a salvo de um situação destas (nenhum cidadão está). Já não consigo lidar bem com comentários que surgem à notícia em questão como o de um tipo que escreve: "Conhecem a história toda? Porque não ouvem as duas partes? Afinal o que desencadeou este lamentável acontecimento?", como se pudesse haver situações em que a agressão podia ser justificada e que reflecte bem a imagem dos professores que parte da sociedade criou (muito com o aval do (ainda) actual governo).

Diz quem lá esteve que o professor mais não fez que tentar separar dois alunos que lutavam entre si. Fez o que muitos não teriam coragem de fazer e pagou por isso.

Aparentemente, segundo a notícia, o aluno não foi imediatamente suspenso, o que é incompreensível numa situação destas. Em outras escolas, suspensões imediatas de alunos foram levadas a cabo por bem menos e é uma forma de não só evitar reacções posteriores ainda "a quente" mas também uma forma de transmitir a toda a comunidade a gravidade do que se passou.

Criminalmente, espero que o assunto não fique em branco. Sei que o professor tem 6 meses para apresentar queixa e espero sinceramente que o faça.

Ao professor em questão, segue a minha solidariedade e votos de rápidas melhoras.

gfg

Sem comentários: