Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

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segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Eugenização do Ensino Público

Fig 1. - A Eugenização do Ensino Público

Na minha escolinha, na semana passada, o CD resolveu realizar uma Reunião Geral de Professore (RGP), para analisar conjuntamente as metas de 2015. Sendo uma escola pequena e havendo falta de alunos, existe o receio, a médio prazo, que se estas metas não se cumprirem, a escola seja extinta irremediavelmente pelo ME.

Para além de outros papões, relacionados com o anterior:

  • "Perdem os vosso postos de trabalho - os vosso lugares efectivos" (por isso, toca a arranjar mil e uma estratégias, ou seja, vamos passá-los, mas vamos fingir que é difícil);
  • "Os alunos inscrever-se-ão noutras escolas" - principalmente aquelas que dão micro-ondas, máquinas de café e magalhães.
  • "Vejam o que está a acontecer aos professores de EVT; sois os próximos!"

Mas tanta preocupação para quê? Ora, observando o primeiro quadro, do ano lectivo transacto, verificamos que o nosso ensino já é verdadeiramente de sucesso, pois não existem quaisquer valores negativos em Português e em Matemática (abaixo dos 50%).

Por sua vez, no segundo quadro - as metas previstas para 2015 - os números sobem entre três a cinco por cento, no âmbito de cada disciplina.

Assim, leva-me a crer que em 2025 teremos alunos de elite, a eugenia educacional, a pureza do ensino (só que desta vez não é a eugenia do Tio Adolfo, mas do Tio Sócrates), pois se os alunos do 1º ciclo atingirem em 2015 a taxa de sucesso prevista, os mesmos alunos, nos ciclos seguintes, até 2025, serão la crème de la crème (lá estou eu armado em bom com os meus galicismos).

Consequências, perguntais vós?

Ei-las, digo eu, o Velho do Restelo do Ensino, o Oráculo das Aprendizagens-ao-Longo-da-Vida:

  • Os alunos serão supra-diplomados - terão muitos diplomas, mas pouca ou nenhuma experiência profissional;
  • Consequentemente, desempregados de longa duração;
  • A geração Nem-Nem (jovens de hoje, entre os 15 e 35 nos que não têm emprego, alguns diplomas, profissionalmente inexperientes), em 2025 ou morrerão de fome ou cairão na delinquência ou irão para o Governo, pois os seus pais físicamente já deixaram este mundo!
  • A Segurança Social será substituida por gestores de cobranças;
  • O Sócrates será Presidente da República, porque os portugueses querem referências nacionais e equipa vencedora, não se muda... (estou a ser irónico, hein, não se confundam!)

Bem, voltando a uma análise séria da metas, eis, mais uma vez, a tentativa clara de gerir um escola (o ensino) como um empresa, criando objectivos/metas fictícias (não o lucro, mas o sucesso) cujas consequências serão irrelevantes - provavelmente os alunos continuarão :

  • a não saber fazer (não deverão estar preparados a nível científico, apenas sabem umas curiosidades que os professores-animadores lhe transmitem de forma divertida);
  • deverão saber estar um pouquito melhor em sala de aula, e
  • deverão saber ser cada vez mais desempregados e sem rumo...

Mas DIPLOMADOS, CERTIFICADOS, ATESTADOS DE COMPETÊNCIAS, OBEDECENDO AOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE ISO 9001 E CARIMBADOS!!

Ao menos isso.... (Ufa, estou cansado!)

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