Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ESTATÍSTICAS NO PAÍS DAS MARAVILHAS

O Público Online de hoje avança com um estudo onde se conclui que existem factores como a idade dos alunos ou o meio sócio-económico de origem que influenciam os resultados nos exames no secundário, factores esses que a escola "não controla"; no entanto, parece que tais variáveis só explicam 30% dos resultados. O sucesso dos alunos depende pouco de quem são os pais. A responsabilidade da escola nos resultados dos alunos é, segundo o estudo, de 70%.

Ao ler isto, não posso deixar de me questionar se as senhoras que realizaram este estudo terão ido a alguma das (várias) escolas do país inseridas em bairros onde predominam famílias muito carenciadas, muitas delas dos PALOPs e de etnia cigana. Famílias onde a preocupação é ainda se haverá comida para todos ao jantar. Onde se os miúdos vão para a escola é para garantir o rendimento mínimo em casa e onde não há quem se preocupe em saber como vai a escola, muito menos em criar condições em casa que permitam que uma criança ou um jovem estude. Onde miúdos vivem essencialmente na rua e começam cedo a frequentar meios violentos e onde a droga é vulgar. Onde as alunas abandonam a escola porque se "casam" aos 13 anos. Onde uma parte importante das crianças é entregue aos avós (normalmente à avó, do avô já ninguém sabe) com meses de idade. Ou admitem que este tipo de jovens não chega ao secundário e que por isso não contam?

Dizer que o que define o sucesso dos alunos é a escola e não o meio é gozar com quem trabalha no terreno. É ignorar a realidade. É um estudo que não pode ter sido feito de forma séria. Aliás, os termos "escolas à sombra da bananeira" e "esticar os alunos", dizem tudo. Sem credibilidade. Pago pelo ME, pois então.


1 comentário:

Ana Luísa Costa Carneirinho disse...

A jornalista autora da notícia do Público responde a alguns comentários em:

http://www.aventar.eu/2011/01/07/o-sucesso-dos-alunos-depende-pouco-do-meio-socio-economico/#comments

e

http://educaremportugues.blogspot.com/2011/01/os-professores-no-lugar-onde-tem-de.html