Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



domingo, 28 de setembro de 2008

Matrix revolution


Durante esta semana o Sr. Albino, esse Grande Pai, insurgiu-se na TSF contra o facto de algumas escolas estarem a querer levar em conta as faltas justificadas por doença dos alunos. Eu fiquei assim um bocado sem saber o que pensar, uma vez que no actual Estatuto do Aluno é claro que são para levar em conta (e para tratar de igual maneira) todas as faltas, justificadas e injustificadas.Portanto, o Sr. Albino pretende que as escolas se rebelem e que definam internamente regras que sejam contra a lei que a Ministra da Promoção (do governo Sócrates)assinou (se a leu ou não, é outra história...).
Ora eu acho esta atitude do Sr. Albino bastante arriscada. Se fosse eu a receber directamente da mão sapuda da ministra centenas de milhar de euros por ano, até estava disposta a dar-lhe beijinhos naquelas bochechas larocas...
Enfim, mau grado o Sr. Albino, na nossa escolinha, onde se for preciso se revogam tacitamente as leis nacionais para se aplicar os artigos que interessam da lei de bases do ensino da Coreia do Sul, o novo estatuto do aluno caiu que nem ginjas. Assim, está já definido em Regulamento Interno que:
1. Se o aluno, sem ter excedido o limite de faltas, for aprovado num módulo,
as faltas que tiverem sido dadas durante o mesmo...são apagadas do sistema!!!
2. Se o aluno exceder o limite de faltas durante um módulo e for aprovado
nesse módulo, é-lhe proposta uma prova de recuperação (cinco flexões, por
exemplo) e as faltas que tiver dado...são apagadas do sistema!!!
3. Se o aluno exceder o limite de faltas durante um módulo e não tiver
aproveitamento nesse módulo, são-lhe feitas várias provas de recuperação até
que passe. As faltas que tiver dado...são apagadas do sistema!!!
Cria-se assim uma realidade muito interessante: o aluno faltou, mas as faltas são apagadas do sistema. No sistema passam a existir apenas alunos assíduos e o sistema passa a ser a realidade apresentada ao país, com os jovens portugueses a ficarem subitamente interessados e cumpridores. E porquê? Porque os professores estão mais trabalhadores, mais motivados e a escola mais interessante.
Esta dinâmica,tão ao género Matrix, onde a ministra vai ganhar um Oscar pela brilhante interpretação de Mr. Smith, está a criar as condições necessárias para que Portugal seja o primeiro país do mundo com um sistema de ensino que atinge os 0% de absentismo. Porreiro pá!
Olhó Taxo

Sem comentários: