Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Novas Oportunidades I- Os DEF'S Secundários


Hoje vale a pena ter apenas o 9º ano (quem está lixado é quem é no mínimo licenciado - antes de Bolonha)! Só não se tira o 12º ano se não se quiser...
Para quem não sabe pode-se tirar o ensino secundário em 15 meses, fazendo módulos - nestes módulos elaboram-se trabalhos de grupos/individuais, para se retirarem competências da cartola. Vale a pena, criar centros de explicações, de modo a se ajudarem estes marrecos, a relizarem trabalhos com a qualidade de teses de mestrado!
Passo seguinte: um marreco que nunca se esforçou, dirige-se a uma escola, de preferência a um centro IEFP, cujos formadores na maioria são jovens professores em início de carreira, que passam a maioria, pois correm o risco de não lhes renovarem o contrato, caso não atinjam as metas estabelecidas pelo governo, e inscrevem-se nos módulos mais fáceis.
Nas escolas secundárias, os professores sofrem um dilema ético-profissional, caso estejam nas duas variantes: EFAs/Ensino secundário do ensino regular - aos primeiros têm que facilitar, pois a maioria não tem competências, nem para irem dançar o "Vira"; depois, em relação aos seus alunos mais jovens têm que prepará-los para os exames nacionais e são mais exigentes. Há coisas fantáticas, não há?
GizNaTola

Sem comentários: