Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



terça-feira, 10 de abril de 2012

Em Cima do Joelho+ORDEM DOS PROFESSORES?+BLITZ

Hoje, depois deste merecido interregno pascoal, estava eu a pensar nas novas medidas do nosso ex-colega Nuno Crato (NC) e... cheguei à humilde conclusão que tudo é feito em cima (ou memo por baixo) do joelho:

i) Novo concurso de professores - quando é que será calendarizado (principalmente para os contratados) e como será este operacionalizado?

ii) Exames de professores para se entrar na apetitosa e aliciante carreira docente - realizam-se já neste concurso/fica para o próximo; é para todos os professores? Então andou-se a tirar um curso, depois fez-se a profissionalização para avaliar as nossas capacidades pedagógicas como docentes e agora um exame?

iii) Sinceramente, parece-me que está a haver um ataque nítido aos sindicatos, quer se goste deles ou não, pois um exame, seguido a um estágio, depois de um curso, cheira-me (não sendo eu perdigueiro, mas um rafeiro de um contratado) a uma medida embrionária de uma ORDEM DOS PROFESSORES.

iv) Depois desta efectivamente criada, os sindicatos de professores, à volta de trinta ou quarenta, tornam-se consequentemente obsoletos - os mários nogueiras da sindicância que se cuidem! Méfiez-Vous!

v) Provavelmente com alguma razão de ser (a existência de uma Ordem), porém não deve ser um qualquer governo a tomar esta medida per si. Cabe essa  iniciativa aos professores. Há certamente, aqui, uma nítida tentativa de controlo ou de limitação governamental de uma classe docente que tem, nestas três últimas legislaturas, sofrido um  verdadeiro Blitz.

Sem comentários: