Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



domingo, 18 de dezembro de 2011

A SAGA CONTINUA

Segundo o jornal Económico,

Passos ‘convida’ professores desempregados a emigrar
Económico com Lusa
18/12/11 09:35


Os professores portugueses podem olhar para o "mercado da língua portuguesa" como uma alternativa ao desemprego que afecta a classe em Portugal, diz Passos.

"Em Angola e não só, o Brasil também tem uma grande necessidade, ao nível do ensino básico e secundário, de mão de obra qualificada", respondeu o primeiro-ministro quando questionado, em entrevista ao Correio da Manhã, se aconselharia os professores excedentários em Portugal a abandonar a sua zona de conforto e procurar emprego noutro sítio.

"Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm, nesta altura, ocupação. E o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos. Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma, ou consegue, nessa área, fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se, sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado de língua portuguesa encontrar aí uma alternativa", disse.


Agora penso eu, porque será que todos queles ministros e secretários de estado que saem do governo não necessitam de emigrar?

- Subsídios de alojamento
- Subsídios de representação
- Subsídios de integração
- Reformas disparatadas apenas com meia dúzia de mandatos

Vocês não sabem mesmo do que se está a passar neste país, pois não?

Então não é mesmo a coisa mais simples do mundo, uma mãe com um filho de 5 anos um marido a trabalhar numa empresa, largar tudo e pegar na trouxa e partir para qualquer outros país? 

Já agora , Sr. Primeiro -Ministro lembra-se de uma das ultima notícia que comunicou sobre o ensino de Português no estrangeiro:

Cerca de 65 cursos da rede de ensino de Português no estrangeiro serão suprimidos em Janeiro.

Então como ficamos? Brinquem com o povo, brinquem...

 

Sem comentários: