Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



terça-feira, 24 de maio de 2011

A INSUSTENTÁVEL COMPLICAÇÃO DAS COISAS QUE DEVIAM SER SIMPLES

Hoje fui inscrever o meu filho no 1º ano.

Sou uma pessoa relativamente organizada, das que não gosta de perder tempo em secretarias e afins e, por isso, antes de sair de casa, e de lista emanada pelo próprio agrupamento em punho, verifiquei item por item que tinha todos os documentos, fotocópias pedidas e prova de exame global de saúde (e tudo junto era já um belo macinho de folhas...).

Confiante, abanquei no balcão da secretaria da escola:

- Ora vamos lá ver - começa a senhora que me atendia - onde está o cartão de cidadão do menino?

Saco da lista dada pelo agrupamento e argumento que o que é pedido é o NIF caso não tenha cartão de cidadão.

- Pois, minha senhora - é-me explicado como se eu fosse muito burra - mas essa lista foi feita de acordo com o que era pedido o ano passado. Agora com a Aplicação Informática (assim com maiúsculas e tudo) é necessário o cartão de cidadão.

Que eu não tinha, e que não é uma coisa que se peça com uma semana de antecedência. É necessário chamar um Professor Especialista na Aplicação Informática, pedir assessoria técnica. Chega-se à conclusão que TALVEZ seja possível inserir antes o número da cédula pessoal. Cuja fotocópia eu não levava porque não tinha sido pedida.

Depois deste primeiro percalço, avançámos de imediato para o segundo:

- Comprovativo do escalão do abono?

Qual comprovativo? Eu nem recebo abono. Esse papel também não fazia parte da lista. Pois não, minha senhora, mas a Aplicação Informática...

Eu a revirar os olhos, a senhora a fazer vista grossa à falta do papel e a apontar "4º escalão".

Entrego o NIF do meu filho (e fotocópia), o meu NIF (e fotocópia), O Boletim de Vacinas, a prova em como fui com ele ao Centro de Saúde fazer o Exame global de saúde (que tive de marcar com um mês de antecedência, sob pena de não o ter feito durante o período de matrículas), o comprovativo de morada (e fotocópia), o cartão de utente (e fotocópia), fotografias, o meu número da SS (e fotocópia ), o número da SS do meu filho (e fotocópia) e quando o molho de papeis a entregar findou, oiço do outro lado:

- E o comprovativo do local de trabalho?

Antes que eu balbucinasse que também esse papel nunca fora pedido, a senhora nem perde tempo:

- Realmente esse papel nunca foi pedido e o que interessa para o ingresso é no seu caso o local da morada, mas este ano a Aplicação Informática pede e não progride se eu não puser os dados todos...

E depois disto eu não consigo deixar de perguntar:

  • Onde, mas onde está o simplex que o Sócrates prometeu?
  • Quem é que vive nos gabinetes dos ministérios a inventar documentos que devem ser pedidos aos Encarregados de Educação e a complicar o processo de matrícula no 1º ano do ensino básico, um procedimento que, até porque é obrigatório, devia ser simples?
  • Como é que com tanta informatização todos os anos se pedem mais e mais fotocópias para o mesmo procedimento?

E finalmente, algo que me deixa MUITO, MUITO curiosa:
  • Eu até sou uma pessoa organizada, tenho os meus documentos em ordem, pago os meus impostos, tenho uma morada fixa, uma vida estável. Como é que esperam que famílias destruturadas, famílias desorganizada, pais analfabetos, consigam reunir toda a colecção de exigências com que me deparei? Como é, a educação é obrigatória mas se as famílias não se organizarem  os meninos ficam em casa? Não, não é? Entram à mesma, não é? E como fazem? Aplicações Informáticas versão A e versão B? Matrículas simplificadas para quem não se organiza e matrículas vamos lá complicar isto para os totós que tentam cumprir? 

    Alguém que me possa elucidar? Alguém?...
    lklk

    Sem comentários: