Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sábado, 30 de abril de 2011

A NOSSA ELITE PENSANTE


Quando eu era pequena, dizia-se entre as crianças que quem engolisse pastilha elástica morria. Uma vez engoli uma, fiz uma fita de todo o tamanho, anunciei aos gritos a minha morte ao resto da família e quase foi preciso que os meus pais engolissem eles pastilha elástica para eu me acalmar (nunca fui uma criança muito fácil, reconheço...). Hoje sei que, como acontece com a maioria dos objectos não alimentares que as crianças engolem, uma pastilha engolida será transportada por líquidos através do sistema digestivo, e dentro de alguns dias será libertada numa qualquer casa de banho sem quaisquer problemas. Ainda assim, quando passo uma pastilha para as mãos de uma criança, reforço sempre para ter cuidado, não a engula, que faz muito mal engolir pastilhas. Porque me sinto mais confortável com esses avisos. Porque, apesar de saber cientificamente que nenhum mal causa à saúde humana o engolir de uma pastilha, me arrepia sempre essa possibilidade.

Os comentadores de serviço e os editoriais de hoje nos jornais nacionais parecem ter uma reacção de natureza idêntica no que à ADD diz respeito. Não que considerem que este modelo de ADD esteja bem construído; não que considerem que este modelo seja justo e que premeie de facto os melhores; não que conheçam sequer a legislação intrincada deste modelo de avaliação em particular. Mas sentem-se confortáveis com a ideia de a classe docente "estar a ser avaliada". Como, em que moldes, se com resultados fiáveis e concretos, parece não ter importância nenhuma. É uma questão de conforto intelectual difícil de perceber e que devia ser estudada. A necessidade de saber que no fim do ano lectivo cada professor vai ter uma grelhazinha de onde sai um número que supostamente o avalia suplanta a necessidade de exigir uma avaliação justa e objectiva para toda uma classe profissional. É a elite pensante que temos...


gghg

Sem comentários: