Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E QUEM TORTO NASCE...

Avaliação dos professores volta ao Parlamento

O Parlamento volta na quarta-feira a discutir a não consideração dos efeitos da avaliação de desempenho dos professores nos concursos de colocação. «Por motivos que são absolutamente alheios aos professores, um determinado professor pode ser substancialmente prejudicado no concurso apenas por ter sido sujeito a um regime de avaliação diverso», afirmam os comunistas, na exposição de motivos.

Vai um exemplo para os mais distraídos?

Já estive a leccionar numa escola de ranking, situada numa zona de nível sócio-económico elevado, onde os alunos eram acompanhados pelas famílias e ocupavam os seus tempos livres todos com explicações. A típica escola de meninos que querem ir para medicina. TPCs todos feitos, caderninho sempre em ordem, atitude dos alunos em sala de aula normal. Resultados muitos bons. Avaliação da escola upa, upa. Grandes quotas para muito bons e excelentes.

Já estive também numa escola TEIP onde o abandono, a violência, a falta de apoio aos alunos por parte da família é gritante. Nem que os professores fizessem o pino. E às vezes pouco faltava para isso. TPCs maioritariamente por fazer, cadernos que são umas folhas soltas que se perdem, livros para os quais nem sempre há dinheiro, disciplina em sala de aula por vezes de bradar aos céus. Resultados dos alunos bastante sofríveis, claro. Avaliação da escola por ali abaixo. Quotas para muito bons e excelentes assim para o diminutas.

Para reflexão: Onde é que é mais complicado dar aulas? Onde é que o esforço exigido ao professor é maior? Em qual das escolas é que o professor tem de se desdobrar em professor, em pai e em psicólogo? E em qual delas é que um professor tem mais hipóteses de ter uma boa avaliação?

jhjh

Sem comentários: