Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



domingo, 30 de janeiro de 2011

Sob Pressão, Há que Espremer o Limão!

Fig.1 - Aluna ou professora a serem espremidas?

Na minha escolinha, na sexta feira transacta, realizou-se a prova intermédia do 9º ano de Língua Portuguesa - durante a semana, os alunos estavam completamente "passados" e pressionavam as professoras de português para daram horas extraordinárias (mais aulas de apoio), elas já estavam com os nervos à flor da pele:

"-Eles que estudem!"; "-Arrangem explicadores!"; "-Resolvam os testes intermédios dos anos anteriores!"; "-Amanhem-se!"

O mais ridiculo é que até parecia que era a imagem das professoras que estava em jogo: "Se tiver má nota, a culpada é a stora!"

Claro, que os docentes têm que cumprir os conteúdos programáticos, leccionar de forma pedagógica; claro que é o fim de um ciclo; claro que ficamos satisfeitos quando tudo corre bem e tristes quando os resultados não são positivos, mas a responsabildade final é sempre a do aluno (e essa não a controlamos), porque cabe a ele preparar-se para o teste/exame, estudando individualmente. Mesmo quando este tem a preciosa ajuda dos explicadores, é ele que faz o exame SOZINHO!!! (não há uma musa inspiradora dos exames que lhes sopra aos ouvidos as respostas).

Além disso, há momentos fundamentais na nossa vida em que estamos irremediavelmente sozinhos: no nosso nascimento/morte, nas entrevistas de empregos, nos divórcios/viuvez, nas doenças, na defesa do nosso posto de trabalho (cumprir prazos e horários, realizar as nossas tarefas com qualidade e profissionalismo), etc... E temos que aguentar a PRESSÃO! Desta forma, através deste hábito salutar de sermos postos à prova desde tenra idade, preparam-se, assim, os alunos para a vida em sociedade, sempre competitiva e selvagem! Sempre sabendo que haverá sempre "Cavaleiros" e "Peões" (e os aldrabões, fugindo à metáfora do jogo de xadrez. Por outras palavras: por vezes, a meritocracia não passa de uma ilusão...)!

Interessante, também, o efeito dessa pressão nos testes intermédios, na hierquização das disciplinas, a nível da pertinência curricular, sendo a pressão colocada nessas mesmas (o resto são cantigas!) e em especial a Matemática e o Português, ao qual a pressão permanece durante todo o ano lectivo, pois se os alunos chumbarem a essas duas, reprovam!!! Às vezes quem me dera ser professor de EVT e de Educação Física (quero lá saber se sou injusto e elitista!)...

Finalizando, queria apenas sublinhar que é sempre bom espremer o "Limão", no final de cada ciclo! Vamos ver os resultados deste teste intermédio de Português e também nas outras disciplinas e, então, depois verificarmos como cada uma das nossas escolinhas ficou escalonada no famoso RANKING DAS SUPER-ESCOLAS!

Será que sai limonada? Ou tomatada (Bloody Mary)? Estamos em escolas de 1ª ou de 2ª? Somos SUPER-PROFESSORES, são eles SUPER-ALUNOS ou vice-versa?


1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NkkteewLr_4