Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poder-me-ia tirar o pé de cima!!! Está-me a PISAr!


Fig. 1- Relatório PISA-nos!

Estou irritado :S!!!

Detesto aquela desculpa esfarrapada: "- Vou passar todos, que é para não ter problemas!" Isto depois de um período inteiro terem dito na sala de professores: "-Aquele aluno é insuportável, aquela turma não vale nada! Eu faço e aconteço!!!" Quando chegam às reuniões de CT, a abóbora transforma-se num Ferrari, com a célebre afirmação: "Eu não tenho nenhum problema com esta turma, todos são uns santos e tiveram todos aproveitamento!"

Foi à custa desse facilitismo no ensino que chegámos a este estado! Se os professores resistissem à pressão da burocracia emanada pelo ME e se dessem ao trabalho, sim, porque dá trabalho, talvez tivessemos mais respeito próprio e, consequentemente, os outros também teriam mais respeito por nós!

Certamente, também estariamos mais 5 lugares atrás, no relatório anual de avaliação dos alunos - PISA!! Deixámo-nos ir andando, pisados, debaixo da pressão da média europeia e abaixo, mesmo assim, continuamos!

Trata-se o ensino como uma matéria prima, à distância, volúvel ás leis da física, enquanto que os políticos se esquecem de que lidamos com ser humanos impevisíveis em constante reconstrução e em crescimento!

E onde fica o Conhecimento, Esforço e Curiosidade? Substituídos pelo "Coitadinho!?"

PS: Não quero com estas afirmações ser o paladino da ética docente, mas há afirmações dos nossos colegas que me irritam indecentemente!!!

Sem comentários: