Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vem aí o ARMAGEDÃO?


Fig.1. -Meteorito do ME


Na minha escolinha corre o boato (uns dizem que têm fontes seguras no ME) que para o ano, para além de se acabarem as aulas de apoio e de projecto, as horas de Direcção de Turma (DT) não entrarão na componente lectiva - serão consideradas componente de estabelecimento.

A revolta está a alastrar-se além dos professores do quadro, pois mesmo os membros do CD (cujas horas de redução provavelmente serão reduzidas ou mesmo eliminadas) poderão não ter horário completo...

Quanto aos contratados, como eu, restam os horários incompletos (e com muita sorte, pois prevêm-se mais de 14.000 professores não-colocados, comparativamente a este ano...).

Além disso, as câmaras municipais estão sem dinheiro para pagar as AEC's, não havendo simplesmente esse serviço prestado à população!!!

Assim, a Greve Geral é cada vez mais unânime na minha Escolinha da Linha...

Cada vez tenho mais a certeza de que a partir de 2012 o Mundo acaba (ou pelo menos Portugal)!!!!

1 comentário:

Ana Luísa Costa Carneirinho disse...

Os professores podiam era começar por exigir horários bem feitos. Porque o Despacho n.º 11120-B/2010 diz explicitamente que o trabalho individual para os professores do ensino básico e secundário é de dez horas para os docentes com menos de 100 alunos e onze horas para os docentes com 100 ou mais alunos e eu conheço muitas escolinhas que carregam no trabalho de estabelecimento,não respeitando esses limites. E os professores? Caladinhos, à espera que um sindicato faça alguma coisa...se os professores começarem a cumprir com rigor a componente de escola, há muitas horas que têm de ser distribuídas ainda.
Quanto aos apoios...nas escolas em que estive eram sempre não lectivos. Nunca lectivos.