Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sábado, 20 de novembro de 2010

FORAM DETECTADOS PIOLHOS NA ESCOLA

Há piolhos na minha escolinha.

Esta não é uma informação surpreendente, até porque se há piolhos no bairro onde a minha escolinha se insere, estranho seria conseguir que eles não passassem o portão da escola (a não ser, claro, que alguém quisesse voltar a repetir a história do culpado é o porteiro...).

Ora, quando é detectada a presença de piolhos, é accionado um programa de contenção da epidemia.

Até aqui, tudo bem. Já estamos demasiado perto do 3º mundo para nos darmos ao luxo de termos epidemias de piolhos. Ou de percevejos. Ou de chatos.

Já quanto aos métodos, permitam-me desconfiar deles.

A minha opinião valerá o que vale (que em termos práticos é nada, eu sei), mas será de facto eficaz distribuir pelos alunos do 3º ciclo autocolantes a dizer " foram detectados piolhos na escola"?... Eu não sei, mas estou a imaginar os meus alunos (e não, o aspecto deles não é de Morangos com Açúcar, é mais Eminem...) e fico satisfeita por não ter de ser eu a distribuir aquele autocolantezinho "Alerta piolhos - Foram detectados piolhos na escola", com aquele piolhozinho estrábico com ar assustado porque já sei que teria de ouvir "E o que é que eu faço com isto?". E dizem as regras mais elementares da pedagogia que devemos evitar situações para as quais temos dificuldade em vislumbrar uma saída airosa...

Por isso, Senhores da Brigada Anti-Piolhos, para a próxima epidemia (carraças, por exemplo) liguem-me antes de planear a acção. Pode ser que eu vos dê assim um cheirinho do mundo real.


1 comentário:

Anónimo disse...

A única maneira de tratar as crianças com piolhos é com o LouseBuster, é rápido, seguro e eficaz. Não use produtos químicos perigosos! Use o LouseBuster. Visite lousebuster.pt para saber mais.