Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DE ONDE VEM O PLÁSTICO?



Na minha escolinha a dar uma aula ao 8º ano sobre materiais.

EU: ...e, para além daqueles materiais que se podem encontrar na Natureza, há os materiais fabricados pelo homem. Por exemplo, como é que se obtém o plástico?

Ninguém parece vislumbrar a solução ao enigma.

EU: Então, o plástico é cultivado no Outono, geralmente em grandes estufas. Está pronto para apanhar lá para a Primavera.

Tudo bem. Tudo calado à espera do próximo exemplo de material disponível no nosso mundo.

EU: Será possível?!? Acham mesmo que o plástico é cultivado? Que os sacos do Jumbo vêm das árvores? O plástico é obtido a partir do petróleo!!!!

TURMA: Ah!!! Nós também estávamos a estranhar!

Estavam a estranhar!!! As mentes brilhantes estavam a estranhar!!!!! Não perceberam logo que era uma patranha de todo o tamanho! Só estranharam - mas a aula pode seguir.

É com esta mentalidade que o Sócrates conta para enganar o povinho: ah e tal o país está quase na bancarrota, mas há dinheiro para TGVs e Magalhães - é estranho, mas siga a legislatura!!!

Sem comentários: