Aventuras e desventuras dos professores, formadores, contratados ou a recibos-verdes que leccionam na Escola Pública, Profissionais, Colégios, IEFP's, Casa Pia, TEIP's em cursos de UFCD's, EFA's, EFJ's, CNO's, AEC's PIEF's, ...

Aceitam-se contributos: eanossaescolinha@gmail.com



quinta-feira, 2 de junho de 2011

AVALIAR OS OUTROS É MESMO GIRO

Um dia destes, veio na mochila do meu filho que frequenta o ensino pré-escolar um inquérito para EU preencher quanto à MINHA satisfação relativamente ao refeitório da escola. Comecei por achar que me estavam a convidar para almoçar, mas depois vi que não, que era só para eu por umas cruzinhas. 

Eu gosto sempre de colaborar com a escola dos meus filhos e por isso, peguei com prontidão numa caneta, mas depois...depois indaguei-me se serei de facto uma mãe alheada porque eu não consigo saber de todo:

  • Se os funcionários realizam eficazmente e com rigor as tarefas que "lhe estão cometidas" (?);
  • Se os funcionários realizam, em tempo, o seu trabalho;
  • Se os funcionários demonstram autonomia.

E a machadada final sobre a minha auto-estima enquanto mãe atenta: EU NÃO FAÇO IDEIA QUAL É A COZINHEIRA QUE MAIS ME AGRADA NA ESCOLA DOS  MEUS FILHOS!!!!

Atarantada, fui falar com a educadora do meu filho, pessoa que muito estimo. Fui então informada que o questionário que tantas dúvidas me suscitou, é para ser também preenchido por cada um dos meninos (sob orientação da educadora, claro - eles não sabem ler...).

De atarantada, passei a divertida (o meu humor é muito volátil, eu sei). É que imagino mesmo a cena como se fosse para os apanhados:

A educadora sentada a uma mesinha com aquelas cadeirinhas pequeninas, os meninos a olhar para ela de olhos esbugalhados enquanto ouvem frases como "então diz lá, querido, entre Insuf, Suf ou MBom, como classificas o refeitório, em termos de trabalho realizado pelas cozinheiras?"

Também gosto da ideia de perguntar aos meninos quais os funcionários que mais lhe agradam. Aliás, acho muito ético por a avaliação e o futuro profissional de adultos nas mãos de crianças de 5 anos.

Será que as direcções de algumas escolas não têm a noção do ridículo?

2 comentários:

Anónimo disse...

É necessário treinar desde muito cedo as crianças para a avaliação...
A seguir a esse inquérito acredito que irão receber um para avaliar a roupa dos educadores...

Vânia Costa disse...

Verdadeiramente hilariante!! :)